Quando eu era moleque, tudo que eu queria era viver igual ao pessoal dos comerciais de Cigarro Hollywood. Eu nem sabia direito o que era cigarro, mas aqueles caras pareciam ter a vida mais emocionante do mundo. Enquanto eu estava em casa fazendo dever de matemática, os malucos do comercial estavam pulando de paraquedas, escalando montanhas ou pilotando uma lancha em alto-mar com um sorriso de quem nunca precisou fazer um trabalho de história (naquela época, fazer qualquer trabalho era realmente um trabalho).
O Cenário Perfeito dos Comerciais do Hollywood
O Marketing da Hollyood era pesado(aqui quero dizer .bem feitos, os caras eram bons, persuasivos) a cena sempre começava com uma paisagem de tirar o fôlego. Era um deserto infinito, uma praia paradisíaca ou uma floresta densa, igual aquelas que a gente só via no Globo Repórter. De repente, aparecia um grupo de gente bonita, todos bronzeados, com sorrisos brilhantes e cabelos impecáveis (mesmo depois de terem acabado de sair do mar ou de um voo de asa-delta). E eu pensava: “Caramba, que vida é essa? Esses caras não têm boletos pra pagar?”
A trilha sonora era sempre uma música animada, que dava aquela sensação de liberdade. Parecia que o rock clássico e os sintetizadores foram inventados só pra tocar nesses comerciais. E então, no meio da aventura, alguém puxava um cigarro Hollywood do bolso com uma naturalidade absurda. Tipo, o cara estava escalando um penhasco de 300 metros, e no meio do caminho ele pensava: “Ah, que momento perfeito pra fumar!”
O Padrão de Beleza e Aventura nos Comercias de Cigarro

E não era um ou dois aventureiros, não! Sempre tinha uma galera. Eram pelo menos uns cinco ou seis modelos dignos de capa de revista, todos parecendo atletas olímpicos. Tinha o cara do surfe, a mina que fazia windsurf, o piloto de motocross e, às vezes, até um cowboy, só pra variar. E no final, aparecia o slogan lendário: “Hollywood – O Sucesso!” e eu ficava me perguntando se o sucesso vinha do cigarro ou de ter nascido com aquele queixo quadrado de galã de novela.
Esses comerciais passavam nos principais canais de TV da época: Globo, Tupi, Record, Band... praticamente todas as emissoras exibiam. E, claro, os horários eram sempre nobres! Depois da novela das oito, no intervalo do Fantástico e até antes dos filmes no Supercine ou Tela Quente. Ou seja, eles pegavam a galera no momento certo: relaxada, deitada no sofá, sonhando em largar tudo e virar um mochileiro que fuma no topo do Everest.
A Ilusão do Estilo de Vida Perfeito
Mas o mais engraçado é que ninguém no comercial tossia! Eu nunca vi um dos aventureiros dar aquela pigarreada ou pedir um copo d’água porque a garganta secou. Era tudo lindo e cinematográfico. E eu, que cresci vendo esses comerciais, achava que, ao completar 18 anos, automaticamente surgiria uma prancha de surfe no meu quarto e um ingresso só de ida pra Califórnia. Spoiler: não aconteceu.
No final das contas, a única coisa que eu realmente aprendi com os comerciais do Hollywood foi que um marketing bem-feito faz qualquer coisa parecer incrível. E que, no mundo real, o mais perto que eu cheguei de um comercial do Hollywood foi correr atrás do ônibus no sol de 40 graus, enquanto um tiozinho fumava do meu lado na fila. Mas valeu a tentativa!
A Queda do Consumo de Cigarros no Brasil
Naquela época, fumar era “top“, mas ninguém explicava os danos que o fumo causa à saúde (e olha que são muitos). Com o tempo, as leis mudaram. Em cumprimento à Lei Federal nº 12.546/2011, a partir de 2016, as embalagens dos produtos fumígenos derivados do tabaco passaram a exibir mensagens de advertência ocupando 30% da sua face frontal. Essas e outras ações de conscientização fizeram diminuir drasticamente o consumo de cigarro no país – ! hoje em dia quase não se ve comercias de cigarro -o que é muito bom, pois sabemos os danos do cigarro a saúde .
E você?
- Você fumava?
- Acha que os comerciais da época influenciaram sua decisão de fumar?
- Conseguiu parar de fumar?
Compartilhe sua opinião nos comentários e ajude a espalhar essa história nostálgica! E não se esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!