Quando eu era moleque, não tinha essa de ficar em casa jogando no celular o dia inteiro não. Se você ficasse parado muito tempo, sua mãe te dava logo uma tarefa, então a única opção era sumir. E nada melhor para isso do que brincar de uma das brincadeiras infantis mais divertidas de todos os tempos: o Pique-Esconde!(vejo pela internet muitos chamarem também de : Esconde~Esconde) A gente se escondia tão bem que até hoje tem um primo meu que nunca mais apareceu kkkk. Se liga nessa viagem no tempo para relembrar essa brincadeira antiga inesquecível (uma das minhas preferidas).

A Origem do Pique-Esconde
Dizem que o jogo vem da Europa medieval. Mas, sinceramente, acho que foi inventado por alguma criança que queria fugir das tarefas de casa. No Brasil, a arte de sumir sem deixar rastro virou patrimônio cultural. Pensa bem: qual outra brincadeira em grupo te dá a chance de desaparecer por horas sem ninguém poder reclamar?
Como Brincar de Pique-Esconde
As regras eram simples, mas cheias de emoção (e de gritaria!):
Escolha do Pegador
Escolhia-se um pobre coitado para ser o pegador (normalmente onde eu morava era por “zerinho ou um”). Quem ficasse por último era o pegador.
A Contagem
Ele fechava os olhos e contava em voz alta (só Deus sabe se certo ou errado) até um número combinado (na maioria das vezes até 10).
A Corrida para se Esconder
Enquanto isso, todo mundo saía correndo (na verdade disparado) para se esconder, preferencialmente em lugares onde ninguém mais sabia.
A Caçada

Quando a contagem acabava, o pegador saía à caça, jurando que ia encontrar todo mundo rápido (mas sempre tinha um ninja que desaparecia de verdade, tinha 71 que se escondia até dentro de casa, o que era proibido se a brincadeira fosse na rua).
A Captura
Ao encontrar alguém, o pegador corria até o ponto de contagem, batia no local com a mão e gritava: “Fulano, 1,2,3!”. Caso o pegador desse mole, alguém corria antes dele e batia no local de contagem, falava o próprio nome e estava salvo.
A Troca de Papéis
O primeiro a ser encontrado virava o pegador na próxima rodada (ou, se fosse esperto, inventava alguma desculpa para escapar da função).
A Diversão e os Desafios
A brincadeira ficava sempre mais divertida quando tinha meninas junto, pois dava pra dar uns beijinhos nos esconderijos (Quem nunca?). Na maioria das vezes, tinha muita gritaria, pois na correria alguns alegavam que tinha batido com a mão no local antes do pegador (aí as discussões, xingamentos, desistências, choradeiras eram certas).
O Fim da Brincadeira

O Pique-Esconde começava com muita gente, mas sempre terminava com poucos (pois as mães, na maioria das vezes, apareciam com uma correia na mão, chinelo, vara, espingarda (brincadeira) etc… “estragando” a brincadeira e chamando o filho para tomar banho, fazer dever de casa, jantar, etc…). Os mais fanáticos e empolgados tentavam argumentar e ficar mais um pouco, porém alguns nem se atreviam para não levar uma lapada.
Variações do Jogo
Pique-Esconde é uma arte, mas como tudo no Brasil, cada bairro tem suas próprias regras:
Pique-Aliado
Você podia salvar os amigos tocando no ponto de contagem antes do pegador. Um ato de heroísmo digno de novela.
Pique-Cola
Se alguém te pegasse, você ficava grudado no lugar até que alguém te libertasse. O que sempre levava à traição: “Fica tranquilo, eu volto pra te salvar!” (Nunca voltavam).
Pique-Bandeira
Aqui o objetivo era pegar um objeto escondido, sem ser visto. Praticamente um treinamento para espião mirim.
Pique-Lata
Às vezes, dávamos o nome do Pique-Esconde de Pique-Lata. A diferença? Ao invés de contar, jogávamos uma lata bem longe enquanto o pegador ia buscar a lata, e nós nos escondíamos.
Curiosidades sobre o Pique-Esconde
Esse jogo já revelou grandes talentos para o futebol, porque ninguém corria tão rápido como quem tentava escapar do pegador. Em algumas famílias, quem se escondia bem demais levava um castigo quando voltava: “Acha bonito sumir assim?”. Em 2018, rolou um campeonato mundial de Pique-Esconde na Itália. Sério! E você aí achando que tava jogando de bobeira…
Conclusão
Se você nunca brincou de Pique-Esconde, você não teve infância. Se já brincou, aposto que ainda tem aquele amigo que levava a brincadeira a sério demais e sumia por horas. Então, você já brincou dessa brincadeira super popular? se escondia bem? e o legal dessa brincadeira e que da para você brincar com seus : filhos ,netos, sobrinhos etc….dentro de casa mesmo , assim a a familia pode se divertir juntos e fazer algo divertido e diferente que tal? Comenta aí, curte e compartilhe nossos posts em suas redes sociais!